B



BERÇÁRIO 2014




Professora Marli contando historinha para as crianças 



Estimulando a coordenação fina das crianças com tiras de TNT














---------------------------------------------------------------------------------
2013

Estimulação no Berçário

Professoras Marli e Carmen

            As atividades de estimulação no berçário favorecem o desenvolvimento da criança, contribuindo para a formação intelectual despertando o interesse e a curiosidade, auxiliando para que ela avance nas suas próprias conquistas. Aprimora as capacidades psicomotoras, sensoriais, cognitivas, sociais e afetivas.

            Através das brincadeiras a criança aprende de forma natural a se relacionar com outras pessoas, desenvolvendo gradativamente certa autonomia o que a fará crescer mais feliz, conhecendo suas potencialidades e limites, sabendo o que quer, sabe e pode fazer.

MEMORIZAÇÃO E REPETIÇÃO

AUTORRECONHECIMENTO


INTERAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO

DIFERENTES SENSAÇÕES TATEIS 


“O desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente na escola e continua pela vida afora.”


As primeiras leituras na escola:


BERÇÁRIO I

















Projeto: Minha Família


Turma: Berçário
Professora: Lucélia
Duração: três meses (período de junho a agosto)


Apresentação:

A vida escolar representa um período muito importante para o desenvolvimento da criança. Ela é uma fase de mudança, pois a criança passa a conviver com outras pessoas buscando assim a sua independência. A família deixa de ser a única referencia de mundo.
Sendo assim, é de fundamental importância a participação da mesma no desenvolvimento da criança.


Justificativa:
O envolvimento e a participação da família no ambiente escolar nos dias atuais são considerados componentes importantes para o desempenho ideal das instituições de ensino, e para a segurança da criança em sua vida escolar.
O ambiente escolar tem sem dúvida uma função importantíssima, a educadora. Por isso, se faz necessário que a família procure acompanhar o desenvolvimento da criança em todo o seu processo de aprendizagem, tanto no lar quanto na sua atividade na escola.


Objetivos:

·        Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar incluindo a família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno, resgatando o fortalecimento da auto-estima;

·        Reconhecer cada membro e seu papel na família;

·        Respeitar e valorizar a família;

·        Promover a interação entre família e escola, reforçando essa parceria e estimulando o vínculo afetivo.


Atividades:

*    Enviar um bilhetinho solicitando que as famílias tragam uma ou mais fotos da família da criança, essas fotos podem das pessoas que moram com a criança (tios, avós, ou pais adotivos);

*    Realizar juntamente com as crianças o “Painel da Família”, o qual ficará na altura da criança onde ela poderá pegar e reconhecer a sua família;

*    Enviar para casa um questionário sobre a história do nome da criança;

*    Confeccionar um portfólio do bebê em parceria com a família;


*    Confeccionar uma porta retrato com a foto da família da criança.















 FESTA JULINA

















BOLHAS DE SABÃO


Objetivos:
 Promover a interação e a socialização entre os alunos e a professora.


Bolhas
Olha a bolha d'água
no galho!
Olha o orvalho!Olha a bolha de vinho
na rolha!
Olha a bolha!Olha a bolha na mão
que trabalha!Olha a bolha de sabão
na ponta da palha:
brilha, espelha
e se espalha
Olha a bolha!Olha a bolha
que molha
a mão do menino:A bolha da chuva da calha!

(Cecília Meireles)

Ouvir com os bebês a música “as Quatro Estações do compositor italiano Vivaldi, enquanto brincam com as bolinhas de sabão.










2 comentários:

  1. Parabéns pelo lindo trabalho.Como pedagoga e avó de Lavinia de Melo Lohmann,trineta de Lavínia Dileta Reali Romanzini,fico feliz ao ver o carinhoso e competente fazer pedagógico realizado na escola que leva seu nome.Abraços fraternos Profa Dra Sonia M.M de Melo.Docente graduação e pós-graduação FAED-UDESC

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo lindo trabalho.Como pedagoga e avó de Lavinia de Melo Lohmann,trineta de Lavínia Dileta Reali Romanzini,fico feliz ao ver o carinhoso e competente fazer pedagógico realizado na escola que leva seu nome.Abraços fraternos Profa Dra Sonia M.M de Melo.Docente graduação e pós-graduação FAED-UDESC

    ResponderExcluir